sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nós, os carros, vocês e os homens



Dizer que existe um mundo de diferenças entre nós – homens com cão e mulheres com gato -, é no mínimo ser redundante e muito pouco original.

É o mesmo que ouvir o Paulo Bento dizer numa conferência de imprensa anterior a um qualquer jogo do Sporting, que existem 3 resultados possíveis: a vitória, o empate ou a derrota.
Ora, eu não tenho nada contra o treinador do Sporting nem contra o seu corte de cabelo, mas o homem é dado a este tipo de extravagâncias absurdas.
Não raras vezes sai-se com preciosidades como a vitória vale 3 pontos, o empate 1 e a derrota zero, ou então aquele que é para mim o tesourinho mais deprimente de todos: o zbordingue vai entrar em campo com onze jogadores.

Pergunto, há necessidade?

Connosco – homens com cão e mulher com gato - as coisas são mais ou menos assim.
Não vale a pena dizer que somos diferentes, até porque isso fica logo esclarecido quando aos 3 ou 4 anos de idade damos conta de que afinal o xixi não sai sempre pelo mesmo sítio!

Mas no meio de tantas diferenças há igualmente algumas semelhanças, e pelo menos um desses denominadores comuns merece um olhar mais atento, até porque tem tanto de surpreendente como tem de desconcertante.
E aqui vai a grande revelação: na hora de escolherem um homem com cão, as mulheres com gato seguem exactamente o mesmo padrão irracional que nós utilizamos quando escolhemos um carro.

Eu sei que a ideia assume contornos absurdos, quase idênticos aos disparates a que o treinador do Sporting nos habituou, mas debrucemo-nos um pouco mais sobre esta questão.


Homem com Cão: Boa tarde, olhe eu queria escolher um carro mas estou um pouco indeciso... Será que pode ajudar-me?

Vendedor Honesto: Concerteza! Primeiro que tudo é importante saber o que valoriza mais num carro, para fazermos a escolha certa naturalmente...

Homem com Cão: Naturalmente... Bom, acho que a segurança é muito importante nos dias de hoje. Segurança, carácter... Acima de tudo que seja fiável e que não dê problemas, um carro com o qual possa contar e que me faça sentir seguro e feliz!

Vendedor Honesto: Completamente de acordo! Olhe, penso que este modelo vai ao encontro das suas necessidades. É um carro extremamente seguro, transmite confiança logo no primeiro contacto. Este é sem dúvida um carro para a vida, além do mais é excelente para as crianças...

Homem com Cão: Crianças... Pois temos que pensar nisso também... Mas não sei se é isto que eu quero...

Vendedor Honesto: Olhe então e este? Este carro é completamente diferente. É mais musculado, muito potente, muito sexy, e está super na moda. Com este carro nas suas mãos rotina é uma palavra da qual você não vai lembrar-se durante muito tempo, garanto-lhe!

Homem com Cão: Bem, estou impressionado! Que máquina! Confesso que é um carro muito bonito... Enche a vista! Parece perfeito!

Vendedor Honesto: Sim, é muito bonito. Mas não vou mentir-lhe, até porque sou uma pessoa honesta. Obviamente que se trata dum carro limitado em muitos aspectos. Foi concebido apenas e só para porporcionar prazer. É óptimo para dar umas voltinhas ao fim-de-semana, mas se quer fazer projectos a longo prazo, com este tipo de carro eu pensava duas vezes...

Homem com Cão: Mas é tão bonito...

Vendedor Honesto: Sim, é. Mas repare, também precisa de ter mãozinhas para este carro, caso contrário corre um sério risco de sair magoado disto um dia.

Homem com Cão: Pois... Se calhar devia ir para o carro mais familiar.

Vendedor Honesto: Se valoriza a estabilidade sim. Eu tenho a certeza que vai ser muito feliz com o familiar. Raramente temos qualquer queixa. É um carro para toda a vida como já lhe disse. Fiável, certinho, user-friendly... É um carro que vai tratar de si e vai estar sempre lá quando precisar.

Homem com Cão: Eu devia mesmo escolher este não é?

Vendedor Honesto: É acima de tudo uma decisão racional, porque no fundo você sabe que é o tipo de carro que você precisa nesta fase da sua vida.

Homem com Cão: Pois, eu sei.... Mas o outro é tão espectacular! Não posso levar os dois...

Vendedor Honesto: Poder pode, mas é uma grande despesa...

Homem com Cão: Não posso mesmo. Tenho de escolher um. Qual é o mais barato? Com esta crise, sabe como é, isto toca a todos....

Vendedor Honesto: Olhe sem dúvida o familiar. É outra vantagem. A exclusividade paga-se percebe? Este é um modelo mais popular no fundo. O outro é um carro muito mais caro, e vai sair-lhe mais caro ainda no futuro. Só em manutenção... Ui ui!

Homem com Cão: Nada que já não tenha acontecido aliás...

Vendedo Honesto: Vê? Você até sabe do que estou a falar... Então vamos para o familiar?

Homem com Cão: Olhe, vamos para o desportivo! É lindo de morrer!

No essencial é mais ou menos assim que funcionamos.
Passamos horas de stand em stand, levamos resmas de folhetos, catálogos e desdobráveis para casa, devoramos páginas e páginas de publicações especializadas, tudo para conseguirmos reunir o máximo de informação possível sobre o nosso futuro carrinho de estimação.

Durante dias e semanas falamos sempre do mesmo nas conversas de café, a ponto de nem os nossos melhores amigos suportarem já tanta indecisão.
No final vamos sempre para o mais giro, o que tem mais estilo, e que vem equipado com aquelas jantes em alumínio que mais ninguém tem.
Sim, porque o carro pode ser uma merdinha mas ai de qualquer homem com cão que se preze que saia do stand sem umas boas jantes em alumínio! Passa logo a ser motivo de troça em plena via pública.

Esta é outra coisa inexplicável no universo masculino. Nós não abdicamos de gastar mais de 1000€ numas jantes em alumínio, mas se o carro for para a nossa esposa então qualquer coisa com tampões em plástico serve perfeitamente, porque é absurdo gastar mais de 1000€ numas jantes em alumínio. Pois...

Vamos agora trocar a palavra “carro” pela palavra “homem”, e desta feita a protagonista é uma mulher com gato.

Mulher com Gato: Boa tarde, olhe eu queria escolher um homem mas estou um pouco indecisa... Será que pode ajudar-me?

Vendedor Honesto: Concerteza! Primeiro que tudo é importante saber o que valoriza mais num homem, para fazermos a escolha certa naturalmente...

Mulher com Gato: Naturalmente... Bom, acho que a segurança é muito importante nos dias de hoje. Segurança, carácter... Acima de tudo que seja fiável e que não dê problemas, um homem com o qual possa contar e que me faça sentir segura e feliz!

Vendedor Honesto: Completamente de acordo! Olhe, penso que este modelo vai ao encontro das suas necessidades. É um homem extremamente seguro, transmite confiança logo no primeiro contacto. Este é sem dúvida um homem para a vida, além do mais é excelente para as crianças...

Mulher com Gato: Crianças... Pois temos que pensar nisso também... Mas não sei se é isto que eu quero...

Vendedor Honesto: Olhe então e este? Este homem é completamente diferente... É mais musculado, muito potente, muito sexy, e está super na moda. Com este homem nas suas mãos rotina é uma palavra da qual você não vai lembrar-se durante muito tempo, garanto-lhe!

Mulher com Gato: Bem, estou impressionada! Que máquina! Confesso que é um homem muito bonito... Enche a vista! Parece perfeito!

Vendedor Honesto: Sim, é muito bonito. Mas não vou mentir-lhe, até porque sou uma pessoa honesta. Obviamente que se trata dum homem limitado em muitos aspectos. Foi concebido apenas e só para porporcionar prazer. É óptimo para dar umas voltinhas ao fim-de-semana, mas se quer fazer projectos a longo prazo, com este tipo de homem eu pensava duas vezes...

Mulher com Gato: Mas é tão bonito...

Vendedor Honesto: Sim, é. Mas repare, também precisa de ter mãozinhas para este homem, caso contrário corre um sério risco de sair magoada disto um dia.

Mulher com Gato: Pois... Se calhar devia ir para o homem mais familiar.

Vendedor Honesto: Se valoriza a estabilidade sim. Eu tenho a certeza que vai ser muito feliz com este homem. Raramente temos qualquer queixa. É um homem para toda a vida como já lhe disse. Fiável, certinho, user-friendly... É um homem que vai tratar de si e vai estar sempre lá quando precisar.

Mulher com Gato: Eu devia mesmo escolher este não é?

Vendedor Honesto: É acima de tudo uma decisão racional, porque no fundo você sabe que é o tipo de homem que você precisa nesta fase da sua vida.

Mulher com Gato: Pois, eu sei.... Mas o outro é tão lindooooo! Não posso levar os dois...

Vendedor: Poder pode, mas é uma grande despesa...

Mulher com Gato: Não posso mesmo. Tenho de escolher um. Qual é o mais barato? Com esta crise, sabe como é, isto toca a todos....

Vendedor Honesto: Olhe sem dúvida o familiar. É outra vantagem. A exclusividade paga-se percebe? Este é um modelo mais popular no fundo. O outro é um homem muito mais caro, e vai sair-lhe mais caro ainda no futuro. Só em manutenção... Ui ui!

Mulher com Gato: Nada que já não tenha acontecido aliás...

Vendedo Honesto: Vê? Você até sabe do que estou a falar... Então vamos para o familiar?

Mulher com Gato: Olhe, vamos para o desportivo! É lindo de morrer!

Bom, se calhar a ideia já não parece assim tão absurda afinal...
Absurdo talvez só a parte do vendedor honesto, porque no essencial nós, os carros, vocês e os homens, é tudo muito idêntico. Só mudam as jantes.

7 comentários:

  1. ahahahahahah....brilhante!
    Mas posso fazer uma pergunta? Analogia por analogia, e já que afinal até temos pontos em comum, porque não mudas a palavra de "carro" para "mulher"? Também assentava bem nesta história, não assentava?? Não vão negar que, algumas vezes, nos olham como se de um objecto se tratasse, pois não?? Objecto esse, que tem de ter as medidas certas, correndo o risco de, se assim não fôr, não "encaixar" no vosso tipo de mulher "carro" ideal, onde o mais importante são mesmo as "jantes"....faço-me entender?!?
    Mas porque é que insistem em fazer de nós as vilãs deste Blog!??!;)
    ASS:mulhercomcao

    ResponderEliminar
  2. Para Mulher com Cão:
    Bom, quem não se sente não é filho de boa gente, como diz o adágio popular, e cá estou eu para dizer que este blog não pretende de forma alguma fazer das mulheres com gato as vilãs, antes pelo contrário.
    Vou apenas escrevendo em função da minha própria experiência pessoal, na certeza de que isso nem sempre agradará a todas as pessoas.
    Numa sociedade plural há duas opções: a segurança do anonimato, ou a pressão da crítica.
    Aqui, por enquanto, os comentários são permitidos lol

    ResponderEliminar
  3. Pedrinho,
    deixa-me que te diga que é possivel um mistura das duas versoes familiar versus desportivo ...
    O carrito que comprei agora (mas ainda não chegou as minhas mãos buaaaaaaaaaaaa)é uma especie disso.
    Já andam a gozar é com a cor dele, dizem que é cor de “bílís vomitada”,irra...
    Admito que de facto a cor é “diferente”:p

    Em relação as jantes do meu carrito coincidência ou não um amigo meu do sexo masculino já veio com a conversa que aquele tipo de jantes não eram as indicadas para mim, mas será que vocês homens pensam todos igual????
    Lá por meus antigos “tampões” de plástico estarem todos “ratados” não quer dizer nada loooooool.
    Os passeios simplesmente não se afastaram do meu caminho...

    Quando vieres aos algarves logo conheces o meu carrito cor de bílis vomitada e verás que é possivel conciliar as duas versões pelo menos no que diz respeito ao mundo automóvel.
    Já no que diz respeito aos homens tenho as minhas dúvidas ...

    ps: O Paulo Bento tem um corte de cabelo “diferente” mas sabe das coisas :p

    Célia N

    ResponderEliminar
  4. Ahahah

    Eu cá tentei um carro que me parecia familiar... o resultado foi um grave acidente, não foi mortal, mas poderia ser...

    Conhecendo bem o mundo dos carros, por dentro e por fora e os homens, não digo por dentro e por fora mas muito bem (o meu melhor dos melhores amigos/as era homem) e cresci rodeada de homems...
    O que te tenho a dizer é que o que tiver de ser será... e não importa procurar/falar muito sobre o assunto até quem nos rodeia "deitar fumo pelas orelhas" de tanto nos ouvir "bater na mesma tecla"...

    Quanto ao homem... prefiro que passe discreto... ;)

    MS

    ResponderEliminar
  5. Se me é permitido o direito resposta, que fique bem claro, que concordo, basicamente, com quase tudo o que aqui se diz. Apenas acho que, por enquanto, aqui se tem falado muito mais sobre um dos lados desta história, é só isso...mas também, dahhh...loura....este blog é da autoria de homem, portanto, do que é que estavas à espera!?!?:)
    ASS:mulhercomcao

    ResponderEliminar
  6. Ta certo!!!

    Mas as meninas tem razao, apenas a visao contra as mulheres é registada.
    Mas estamos ca nos para contrariar eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Aqui é que já não concordo contigo...de todo mesmo. Antes de mais nada, os homens e as mulheres são diferentes e não vale a pena negá-lo - somos diferentes do ponto de vista anatómico, na mentalidade, na forma de sentir, em tudo. É um facto. Segundo ponto, as generalizações são perigosas:) Os homens e as mulheres procuram coisas diferentes nas diferentes fases de vida. Os homens de 20, de 30 e de 40 anos procuram coisas muito diferentes, garanto-te. E por fim, eu não me atrevo a falar pelas mulheres no seu geral até porque não tenho muitas amigas e não interajo muito com mulheres, mas posso falar por mim..e digo-te que gajos bons há aos montes e isso a mim não me diz absolutamente nada. O pior que me pode acontecer é apanhar um desses com cara de top model e corpo que faz logo imaginar mil e umas coisas...que mal abre a boca me deixa logo com aquela sensação de.."mas que lindo parecia enquanto estava caladinho".Homens lindos e vazios são um corta-interesse. Percebes a ideia? São pouquíssimos os que têm simultaneamente o físico e a inteligência. Se tivesse que optar, eu escolhia um interessante fisicamente (nem precisava de ser propriamente um deus grego), mas sim muito estimulante do ponto de vista cognitivo. Um homem inteligente estimula mais que qualquer barriga musculada ou carinha de Apolo, garanto-te.
    beijo

    ResponderEliminar