domingo, 22 de fevereiro de 2009

Os homens preferem mesmo as loiras?



Apresento-vos a melanocortina 1, ou a MC1R como é conhecida na comunidade científica internacional.
A MC1R actua especificamente nas células que produzem melanina, ou seja, trata-se duma proteína que ao ser activada inibe a produção de melanina no nosso organismo, a pigmentação que dá cor à nossa pele e cabelos.

A ausência desta pigmentação define portanto até que ponto determinado indivíduo tem a pele e o cabelo mais claros ou mais escuros. Quanto maior for a concentração de melanina, mais escura será a pele e mais pretos os cabelos, o que naturalmente faz-nos pensar melanina é coisa que não falta nos países africanos.

Por oposição, quanto mais activa for a MC1R no nosso organismo mais clara será a pele, e obviamente os cabelos. Daí a não ter que pintar as raízes de preto todos os meses é um tirinho, e está explicado o fenómeno das loiras verdadeiras que habitam o planeta Terra.

Parcialmente, pelo menos.

Desde que me conheço sempre ouvi dizer que Os homens preferem as Loiras.
Não sei se será bem assim. Falo por mim obviamente, mas em 35 anos, 5 meses e 21 dias de existência só por 3 vezes preferi realmente as loiras, e numa dessas ocasiões um palmillere recheado foi razão suficiente para colocar fim a uma relação que não iria chegar a parte alguma, em abono da verdade.

Não quero parecer insensível mas quando um palmillere recheado consegue colocar-se no meio duma relação, das duas uma: ou não há relação e ponto final, ou ela é filha do dono da pastelaria e ficou lixada porque andavamos sempre a cravar bolinhos de manhã ao pequeno-almoço.

Outra história para outro post, quem sabe.


Em 1953 Howard Hanks dirigiu Os Homens Preferem as Loiras, um dos filmes que ajudou a imortalizar Norma Jean Baker, a loira mais conhecida de sempre, e para sempre conhecida como Marylin Monroe.

Marylin vestiu a sua própria pele a caminho do estrelato, tornou-se um ícone sexual no mundo inteiro, e o símbolo máximo da sensualidade feminina, algo até então pouco valorizado mesmo pelas próprias mulheres, aprisionadas num espartilho de ideias ultra-conservadoras que a loira Norma Jean Baker ajudou a desfazer, antes de Mary Quant inventar a mini-saia 7 anos mais tarde, em 1960, mudando para sempre a imagem que a mulher tinha de si própria ao espelho.

Tudo começou com Marylin, e se uma loira conseguiu mudar o mundo pergunto-me o que não conseguiria fazer o Sócrates se tivesse nascido loiro! Provavelmente teria comercializado o Magalhães com umas pequenas cortinas à frente do ecrã, muito úteis para encerrar o windows...

Mas nem tudo são rosas. Marylin deixou igualmente um legado que ainda hoje pesa e de que maneira nas raizes de todas as mulheres com excesso de melanocortina 1.
Se hoje em dia a sociedade olha para as loiras essencialmente como mulheres superficiais, fúteis e egocentradas na sua beleza e no seu bem estar, isso em grande parte se deve a Marylin quando cantou para o mundo inteiro Diamonds are a Girl’s best friend.

Depois disso outras se seguiram, a mais famosa das quais Madonna que em 1985 chegou ao primeiro lugar da U.S. Billboard com Material Girl, colocando milhões de loiras no mundo inteiro em delírio agora que tinham finalmente uma música só sua.

Curiosamente, o videoclip de Material Girl foi inspirado em Marylin Monroe no Diamonds are a Girl’s best friend.
Madonna aparece num elegante vestido cor-de-rosa, rodeada de homens que não hesitam em oferecer-lhe jóias de valor inestimável. No final Madonna entrega o seu coração ao único homem que lhe ofereceu flores – ou seja, o único gajo sem guito -, desconstruindo totalmente a imagem que a própria canção ajudou a edificar: the boy with the cold hard cash Is always mister right.




Uma dura realidade em muitos casos, aqui já com as morenas também metidas ao barulho, passe a expressão.

Outro assunto para outro post.

O mais estranho é que apesar de saberem de tudo isto, a generalidade dos homens com cão continua de facto a preferir as loiras. Pasme-se!

Encontrar razões para isto é o mesmo que procurar uma razão para votar no PS nas próximas eleições legislativas. Não e-xis-temmmmm!

A única coisa que sabemos - eu de facto sou um homem com cão muito bem informado – é que esta preferência pelas loiras começou há um tempiiiiinho atrás.
...
Há 11 mil anos para ser preciso.

De acordo com estudos científicos – isto dito assim ganha logo outra consistência -, o nosso fascínio pelas loiras remonta ao tempo das cavernas.

Prevendo existirem neste preciso momento várias mulheres com gato que estão já a olhar de soslaio para este post, adianto que a tese foi publicada pelo antropólogo canadense Dr. Peter Frost, na revista científica Evolution and Human Behavior. É portanto coisa séria!

A investigação do Dr. Peter Frost concluiu que os primeiros cabelos loiros surgiram há 11.000 anos atrás no norte do continente europeu, devido a uma grande escassez de alimentos, na parte final da Idade do Gelo.

Nessa altura o nosso principal sustento provinha da caça, uma tarefa secularmente entregue aos homens.
À medida que as grandes manadas de mamutes e bisontes começaram a deslocar-se para sul, os homens das cavernas do norte europeu viram-se obrigados a viagens cada vez mais longas e cada vez mais perigosas, que resultaram na morte de muitos homens nas diferentes tribos.
Quando não eram esmagados pelos mamutes, ou comidos à dentada pelos tigres-dentes-de-sabre, simplesmente sucumbiam às agruras da viagem.

De acordo com o Dr. Frost, a redução drástica da quantidade de homens levou a que a pressão sexual nas mulheres aumentasse consideravelmente.
E foi mais ou menos por esta altura que os homens passaram de caçadores a presas. As mulheres do norte da europa partiram literalmente à caça, mas não foi de bisontes, de renas ou de mamutes.

As mulheres das cavernas começaram a competir umas com as outras, e a preferência dos homens que sobraram foi precisamente para as loiras de olho azul, nunca antes vistas para lá da tundra gelada do norte da Europa.

Se pensarmos bem, foi mais ou menos por esta altura que começaram a surgir diálogos assustadoramente actuais:

Mulher das Cavernas 1: “Uga! Estou passada!”
Mulher das Cavernas 2: “Uga! O que foi?”
Mulher das Cavernas 1: “Aquela cabra da caverna do 3º Esquerdo! Roubou-me o meu Xico!”
Mulher das Cavernas 2: “A fulaninha com aquela cor horrivel de cabelo? Estás a gozar?!”
Mulher das Cavernas 1: “Olha bem para a minha móca! Achas que estou a gozar?!”
Mulher das Cavernas 2: “Ai miga... E agora vais fazer o quê?”
Mulher das Cavernas 1: “Vou rebentar-lhe o focinho todo! Uga!”

Claro que nesta altura as mulheres não tinham gato, e não eram tão eerghh.. polidas como hoje em dia. Mas na essência pouco mudou nos últimos 11.000 anos.

E foi assim que dum momento para o outro as loiras começaram a espalhar-se um pouco por todo o lado, mas foi também nesta altura que assinaram uma sentença de morte para a sua “espécie”.

O cruzamento com homens do sul da europa, muito mais expostos aos raios UVA e UVB, de pele e cabelos escuros e com uma produção de melanina muito superior, anulou a acção da melanocortina 1.

Cento e dez séculos depois as loiras genuínas são cada vez mais raras, e de acordo com um estudo recente da OMS dentro de 200 anos deixarão de existir pessoas naturalmente loiras.
Isto porque actualmente são cada vez menos as mulheres com gato que carregam consigo o gene MC1R que tanto parece fascinar os homens com cão, como fascinou os homens com mamute há 11.000 anos atrás.

A Organização Mundial de Saúde determinou inclusivé uma data para o dia do juízo final entre as loiras. O último ser humano genuinamente loiro deverá nascer algures na Finlândia em 2202.
Depois disso, loiras só no Canal História onde por sinal ainda se vê o Benfica a ganhar campeonatos como se não houvesse amanhã.

Para as loiras não há mesmo amanhã, e para nós, homens com cão, temos pouco menos de 200 anos para tratar de arranjar uma que não pinte as raizes de preto, que não queira cobrir-se de diamantes como a Marylin, sacar-nos o guito todo como a Madonna, e sobretudo que não queira um casaco de pele de mamute novo a cada estação.

Seja como for a dúvida persiste.
Os homens preferem mesmo as louras?

Nesta questão eu faço do silêncio a minha resposta.
Afinal quem sou eu para contrariar 11.000 anos de história?

13 comentários:

  1. Curiosamente, eu sou loira. E estou-me nas tintas para o facto de os homens preferirem as loiras, as morenas ou as ruivas...
    Nunca me senti privilegiada por ser loira, nem nunca me apercebi que as morenas me encarassem como uma ameaça ou um alvo a abater. Aliás, a minha melhor amiga é morena, mesmo muito morena...

    ResponderEliminar
  2. Olá. Eu sou brunet e penso que essa questão das loiras já faz parte do passado. Aliás, as loiras são tantas, que as morenas dão mais nas vistas. Estou a brincar. Penso que é mesmo uma questão ultrapassada.
    Mulher com aquário e três peixinhos

    ResponderEliminar
  3. Nasci morena, actualmente estou morena mas também já estive loira ,ruiva,madeixa azul,madeixa cor de laranja etc...
    Curiosamente quando estou morena “desperto” mais atenções por parte do sexo masculino ;)
    No meu caso pessoal seria hipocrita em dizer que “estou nas tintas”para o que os homens acham.
    Gosto de me sentir desejada e sensual aos seus olhos mas isso só não basta como é logico.
    Resumindo os homens preferem-me MORENA mas talvez um pouquinho mais burra e menos stressada :)

    Em relação ao teu post , GOSTEI!!!
    Gostei principalmente da pequena pesquisa que fizeste e como introduziste e encaixaste a informação no post.

    Célia N

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de deixar algumas notas em relação ao post e em relação aos comentários também.
    Primeiro, o post NÃO É um ataque às loiras, longe disso.
    A inteligência normalmente anda de mãos dadas com o sentido de humor, e o maior sinal de inteligência que podemos manifestar é ter a capacidade de rirmos de nós próprios, no fundo.

    Agora os comentários.

    Célia:
    É natural que os homens te prefiram morena, porque na minha modesta opinião não combinas nada bem com a melanocortina 1 :)
    E nunca mais perdes a mania das grandezas lol "talvez um pouquinho mais burra"? O que é isto hein?

    Mulher com Aquário e 3 peixinhos:
    À medida que nos aproximamos de 2202 a questão será cada vez mais actual :)

    A Gata Christie:
    Admito que possam existir homens que tendencialmente procurem as loiras por uma questão de gosto pessoal, como há também os que preferem as morenas ou ruivas.
    Mas não conheço nenhum homem que faça da cor do cabelo um factor de eliminação.
    Isso seria no mínimo absurdo, nem foi essa tão pouco a "ideia" do post.

    Obrigado, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  5. Homens, não se preocupem! Daqui a 200 anos, se até lá o Homem não for, como um todo, uma raça em vias de extinção, haverá por aí muita loura transgénica, e clone da Marylin a pulular. Portanto, problema resolvido!!;)
    Sou loura verdadeira, não sinto que isso faça a diferença em nada...até porque, vendo um pouco para além da cor de cabelo da Marylin, o que de facto os homens gostam é do arquétipo de personagem por ela personificada, e é só lembramo-nos de alguns: a ingénua da porta ao lado, a fútil atrás do pretendente rico, sempre a explodir de sensualidade, mas de cabecinha um pouco oca.
    Resumindo, nunca me senti privilegiada por ser loura, mas já me senti preterida por não ser burra...
    ASS:mulhercomcao

    ResponderEliminar
  6. Homens, não se preocupem! Daqui a 200 anos, se até lá o Homem não for, como um todo, uma raça em vias de extinção, haverá por aí muita loura transgénica, e clone da Marylin a pulular. Portanto, problema resolvido!!;)
    Sou loura verdadeira, não sinto que isso faça a diferença em nada...até porque, vendo um pouco para além da cor de cabelo da Marylin, o que de facto os homens gostam é do arquétipo de personagem por ela personificada, e é só lembramo-nos de alguns: a ingénua da porta ao lado, a fútil atrás do pretendente rico, sempre a explodir de sensualidade, mas de cabecinha um pouco oca.
    Resumindo, nunca me senti privilegiada por ser loura, mas já me senti preterida por não ser burra...
    ASS:mulhercomcao

    ResponderEliminar
  7. A parte do "uga" ta demais, tive de me rir...:D

    Bem hajam a diversificidade entre os seres humanos,pretos, brancos, loiros, morenos, ruivos...todos temos a nossa beleza e como a minha avozinha diz:

    - Filha, ha um testo para cada panela :P
    (para o pessoal k nao é do norte; testo = tampa lol)

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez no teu melhor...

    Para alguns homens, há uns anitos atrás... Era eu uma criança a ouvir as conversas dos homens adultos e aquele velho ditado "o que vier à rede é peixe" ou até mesmo a expressão " o que vier marcha" eram expressões vulgarmente usadas e constantemente escutadas... agora cada vez menos, considero que os homens estão cada vez mais selectivos, sim, mas não por ser loira ou morena, a mulher assim como o homem é um conjunto de factores que a define...
    A coisa mais importante quer num sexo quer noutro é gostar de si próprio..
    PS: Sou morena e a minha melhor amiga é loira, e muito inteligente;)não a "trocaria" por qualquer morena, não pelo facto de ser loira mas por ser quem é e como é.

    Princess... conheço o ditado mas de forma ligeiramente diferente, " quando se faz a panela, faz-se o testo para ela" ;)

    MS

    ResponderEliminar
  9. ia td muito bem! eu ate tava a ficar fascinada c a escrita. sei la é sempre diferente ver um homem fazer mais qq coisa do q reparar nas nossas ditas cujas....vai dái tinhas de estragar a pintura ou melhor a escrita toda....

    ERA PRECISO FALAR DO BENFICA ERA?

    ResponderEliminar
  10. Preferem as louras...mas casam com as morenas :P

    Mulher com cão :D

    ResponderEliminar
  11. A Norma Jean Baker não era loira.


    Elsa Nascimento

    ResponderEliminar
  12. toda mulher tem sua beleza acho que não importa a cor de sua pele mas sim o seu carater tem gosto para tudo e naõ é a sua cor que dira que vai ter sorte na sua vida sentimental ou profissional

    ResponderEliminar
  13. Oi Pedrinho! Meu nome é Marxlena Marchão, sou de São Luís do Maranhão-Brazil, e sou morena. Acabei de ler o seu texto e digo: você escreve muito bem, se você é loiro ou moreno, para mim não interessa. Eu gosto é de homem culto/inteligente igual a você. Beijinhos!

    ResponderEliminar