quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Venha cá!

Há relativamente pouco tempo estava eu a navegar nas redes sociais, e eis senão quando dou de caras com uma daquelas fotos que valem por mil palavras.

Fiquei ali estupefacto a olhar para aquilo enquanto me perguntava ehpa será que era mesmo esta a ideia?

À partida seria mais uma foto igual a tantas outras. Uma mulher com gato nos seus trintas e tais, loira, com um metro e sessenta e pouco, posava de forma sugestiva no interior dum hipermercado, em plena área comercial.

Pronto ok, a senhora tirou dois minutos das compras e resolveu posar para a máquina entre a secção dos congelados e a charcutaria. Convenhamos, não é muuuito normal mas aceita-se.

Pior mesmo foi o sítio escolhido dentro do hipermercado, junto à arca dos produtos do dia. E lá estava a menina a tentar transmitir aquela imagem sedutora e convidativa, quase como se duma campanha publicitária se tratasse.

Só faltava a legenda por baixo: aqui é tuuudo mais barato. O gosto é duvidoso mas já vi pior em televisão.

Mas não foram o sítio ou as circunstâncias que me deixaram estupefacto. Não. Apesar de toda aquela extravagância, esta seria ainda assim mais uma foto, não fosse a legenda inscrita na própria arca refrigeradora.

Então dum lado tinhamos a menina na pose sedutora e convidativa, e do outro a dita arca refrigeradora, onde um pouco mais abaixo podia ler-se o seguinte:

Carne Fresca

Ora bem, olhando para isto do ponto de vista do personnal advertising, esta mensagem está no mínimo a roçar a genialidade.

Numa altura em que cada um de nós se preocupa cada vez mais com a imagem, e há quem gaste rios de dinheiro em health-clubs, day spas, e em personnal trainers, houve quem se lembrasse de ir até ao hiper mais próximo, encostar o rabo ao arrefecedor dos produtos do dia, e aproveitar a carne fresca em rodapé para se promover como algo fresquinho, suculento e muito comestível.

Até pode ser um caso flagrante de publicidade enganosa, mas há que admiti-lo, está genial!
O problema aqui está na forma como o vulgar homem com cão olha para uma imagem deste género, e neste domínio a mensagem pode ter várias interpretações, senão vejamos os seguintes exemplos:

Carne fresca.. Este letring está horrível e se está dentro duma arca refrigeradora é óbvio que a carne está fresca não?! Daaaah!

Este é um homem com cão do tipo gay.
Reparem como ignorou por completo a mulher com gato na pose sedutora e convidativa, e centrou-se apenas no aspecto gráfico da mensagem, uma coisa importante para os homens com cão gays, sabendo de antemão que têm todos a mania que são decoradores de interiores.

Há cada vez mais homens com cão que vão e não voltam, e porque adoram fazer compras a possibilidade de você se encostar a uma arca refrigeradora para a pessoa errada é, neste caso, substancialmente elevada.

Carne fresca.. Por acaso sabia bem um bifinho agora com aquele molhinho de cogumelos e natas que a minha mãe faz tão bem..

Este é o Homem com Cão do tipo tótó.
Neste exemplo a mulher com gato na pose sedutora e convidativa continua a ser ignorada, e a ideia da carne fresca rapidamente fez lembrar os bifinhos com cogumelos da mamã. Mais tótó do que isto é impossível, e à semelhança do que acontece com o exemplo anterior também aqui a mulher com gato loira e poderosa não faz qualquer diferença, porque o homem com cão desta natureza sabe que ela não está lá por causa dele.

As hipóteses de vir a encontrar este tipo de homem com cão são pouco menos que remotas, a menos que esteja a ajudar a tia-avó a carregar o cesto das compras.

Carne fresca.. O que tu queres sei eu! Comia-te toda!

O Homem com Cão macho!
Aqui a ideia da arca refrigeradora ter boa carne e realmente fresca não chega sequer à parte do cérebro que processa o pensamento analítico, e não chega porque o homem com cão em causa simplesmente não está a pensar com o cérebro.

Neste exemplo a mulher com gato está lá porque ele existe, e a julgar pela pose sensual e convidativa ela deve gostar pouco deve.

A possibilidade de encontrar um homem com cão desta estirpe num qualquer hipermercado é muito elevada, e se não fossem quase todos casados rapidamente morreriam à fome porque em última análise esqueciam-se de ir à arca buscar comida.

Carne fresca... Humm.. Sem dúvida alguma, nunca te tinha visto por aqui..

O Homem com Cão oportunista.
Este tipo de homem com cão é comummente associado ao mito urbano que tornou célebre a figura dos homens com um carrinho de compras, um bébé lá dentro, e sem aliança no dedo. Estamos a falar do topo da cadeia alimentar. Medooooo..

Estes homens com cão habitam as planícies dos hipermercados, o seu território de caça predilecto.

Dominam as técnicas dos descontos no talão de compras, e escolhem as caixas com uma precisão cirúrgica, optando sempre por colocar o carrinho entre um casal de idosos e a sua presa. É garantido que vão ter tempo suficiente para preparar o ataque, até porque a maior parte dos idosos perde-se a contar as moedas, não usam multibanco e conhecem sempre alguém que conhece a rapariga da caixa.

É frequente encontrarmos este tipo de homem com cão nas superfícies comerciais, quase sempre acompanhados pelo sobrinho, ou pelo filho. Não têm muita pressa na forma como se deslocam pelos corredores, e estão sempre a brincar com o miudo, o que dinamita automaticamente quaisquer defesas das incautas mulheres com gato.

Ohh querida, nós não precisamos de carne fresca lá em casa?

Já estão a ver que tipo de Homem com Cão é este, não estão?

O Homem com Cão casado.
Este é um tipo de homem com cão que normalmente faz do carrinho um prolongamento da sua barriga.

O homem com cão casado precisa de controlar as operações, e é por isso que gosta de conduzir o carrinho das compras. Até ao hiper é ele quem conduz o carro da família, depois assume o comando do carrinho, e apesar de não ser visto nem achado no que à lista das compras diz respeito, o carrinho esse é só dele.

Normalmente segue atrás da mulher, o que é bastante conveniente porque permite-lhe controlar quem passa, e quando confrontado com a tal carne fresca costuma ficar ligeiramente apático, babando-se ocasionalmente.

É muito frequente encontrá-lo nas grandes superfícies comerciais, destacando-se dos outros com relativa facilidade porque está quase sempre rodeado de 2 ou 3 índios a quem chama filhos, e arrasta o carrinho das compras com algum esforço.
Ora este tipo de fauna também habita as redes sociais, cada vez mais importantes no que ao personnal advertising diz respeito.

Publicar uma foto na nossa janela para o mundo pode parecer inconsequente, mas a verdade é que a nossa imagem depende em grande parte daquilo que projectamos em quem nos rodeia, como se dum espelho se tratasse.

Hoje em dia as redes sociais confundem-se cada vez mais com os hipermercados. Há de tudo e para todos os gostos, sem esquecer a secção dos produtos frescos do dia. Aliás, manobra genial de co-branding seria o Pingo Doce associar-se ao Netlog, ou ao Hi5, e sempre que abrisse a página de acolhimento da rede social aparecia o jingle: pin-go-do-ce-ve-nha-cá!

E na maior parte das vezes basta fazer como os senhores do pingo doce dizem, e ir lá! Pessoalmente não tenho nada contra a carne fresca. Há momentos para tudo desde a bela da bifana ao requintado rosbife.
Uma amiga minha disse-me uma vez algo que tão cedo não vou esquecer. Um bife do lombo pode passar por entremeada se quiser, mas uma entremeada nunca será um verdadeiro bife do lombo.
Cada vez dou-lhe mais razão. Difícil não é encontrar os produtos frescos do dia com descontos no talão, mas encontrar quem nos faça sentir dedicados a fazer as nossas comprinhas sempre no sítio do costume..

10 comentários:

  1. O tão esperado novo post...
    Como sempre, muito bem escrito e com imenso humor (a caracterização dos diferentes tipos de homem com cão é muito divertida e muito bem conseguida). Quanto ao final... bem... excelente final...
    Se, efectivamente, há momentos para tudo e é desejável que nas ocasiões certas se experienciem diferentes...sabores, a verdade é que com tudo o que nos distingue e separa, homens com cão e mulheres com gato, com todas as nossas guerras já perdidas no tempo, o que esperamos mesmo encontrar é aquela mercearia local que nos acolhe com um sorriso e que nós já não podemos dispensar. Mas as mercearias locais são raras, muito raras...

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  2. Para nos fazer sentir dedicados é preciso nos dedicarmos também a ver regularmente como está o sitio do costume.

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  3. A Helena:

    Obrigado pelas palavras e o próximo já não vai demorar tanto tempo. Quanto às mercearias locais concordo contigo, são raras mas ver esse sorriso todos os dias é capaz de valer a pena.

    A Anónimo:
    Provavelmente não eras mesmo o tal "sítio do costume".

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  4. O último parágtafo é genial!
    Grande metáfora!

    Também achei particularmente piada à parte dos "índio"
    :P
    Tão mauzinho...

    Luz Branca

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  5. Adorei!! humor muito inteligente, espero que o proximo nao demore tanto tempo... :D ienjoyit (Ana Sofia)

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  6. Parabéns pelo blog. Muito interessante e engraçado.

    Quanto ao último post, será que é assim tão difícil de encontrar essa pessoa? Ou com tanta oferta já passámos por ela e nem lhe demos a devida atenção?

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  7. Boa ou má a publicidade do Pingo Doce nao passa despercebida a ninguém...
    Falo por mim que ainda hoje tenho pesadelos com a musica "venha ao pingo doceeeeeeeeeeeeeee" :)

    E não são só os homens com cão que reparam na publicidade do Pingo Doce como podes vereficar no diálogo abaixo entre o meu afilhado de 6 anos e a mãe dele:

    -Mãe compra estes bolos (uma especie qualquer de bollycao lá do pingo doce)
    -Não Rafael,são muito caros logo compro os do Modelo quando lá for
    -Mãe não mintas eu vi na televisão que no Pingo Doce é mais barato

    Funciona ou não? L.O.L

    Ps: Não vou divulgar aqui em qual Homem com cão te enquadras.. é para nao parecer mal ;)

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  8. Eu até achava piada saber em que categoria de homem com cão se enquadra o Pedro... ;)
    E que tal pedir a opinião das leitoras do Blog?!....uma bela ideia ;)
    Beijoooo

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  9. Em que categoria de homem com cão se enquadra o Pedro? Basta uma leitura, mesmo desatenta, pelos posts do blog para descobrir... medooo, muito medooo. ;)

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  10. Pedro
    Perdoa-me, mas não resisto perguntar o seguinte:
    _Existem homens com cão gays?!

    Como descrever então um homem com gato (como aquela borboleta VIP) ou uma mulher com cão (assim do tipo camionista)?

    És um Homem com cão com um esplêndido sentido de humor (independemente da raça do cão, LOL!
    ;)

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