segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010

A situação repetiu-se vezes sem conta no passado mas desta vez era impossível disfarçar a ansiedade que se apoderava de mim a cada segundo.

Procurei esconder a inquietude que me toldava o espírito diminuindo a importância do momento.
Disse para mim próprio já fizeste isto vezes sem conta, é só mais uma, mas na realidade sabia que que desta vez tudo seria diferente, e depois disso nada ficaria igual. Conseguia senti-lo, talvez como nunca o senti em circunstância alguma no meu passado recente.

A impaciência com que vivia esses últimos momentos contrastava com a absoluta tranquilidade com que ela olhava para mim. Impávida e serena, confiante e perturbadora. Confesso que isso agitou-me ainda mais, e naquele instante tornou-se claro que era ela quem tinha o controlo emocional da situação.

Avancei decidido mas incerto quanto ao desfecho dum momento que assumia contornos cada vez mais angustiantes a cada segundo. Toquei-lhe ao de leve primeiro, depois com mais intensidade e confirmei os meus piores receios.

Oitenta e quatro e meio! Foi exactamente aí que parou o ponteiro na primeira vez que subi à balança em 2010!

Caramba! Pronto ok, eu já esperava algum peso a mais depois do natal e da passagem de ano, mas 3 quilos e meio em pouco mais de 8 dias? Helloo??

Sua cabra! injuriei em voz alta enquanto observava estupefacto o ecrã digital da balança a imobilizar-se nos 84,5kgs. E de nada me valeu colocar-me em biquinhos de pés! É rídiculo eu sei, mas um homem quando está desesperado é capaz de quase tudo.

Àquele momento atroz só faltou mesmo a imagem no espelho do Artur Albarran a dizer estas são imagens reaaaais! para o cenário ficar completo dum surrealismo capaz de rivalizar com um qualquer quadro de Dali ou Magritte.

Portanto, foi assim que eu entrei em 2010, com 3 quilos e meio a mais em relação aos 81 kgs de 2009. Dito assim nem parece muito mal. Dá aquela ideia de que fui ganhando 9 gramas e meia por dia durante os 365 dias do ano, quando na realidade devo ter acumulado aí umas 437 gramas por dia em pouco mais de uma semana.

Provavelmente ainda não devo ter terminado a digestão das broas de mel, do bolo inglês, do tronco de natal, da molotof, da tarte de natas, da tarte de amêndoa, dos chocolatinhos salpicados pela mesa, da lampreia, das filhós, do bolo rei e das azevias de gila que devorei na noite de natal. Provavelmente não. Blheerk..

Por esta altura gostaria de deixar um sentido obrigado à minha mãe, que fez questão de repetir oh filho come come que estás tão magrinho. E continuou a insistir mesmo quando praticamente não havia quase nada para comer. Hummm..

Diz o povo e muito bem casa roubada trancas à porta, e foi com este espírito que acabei por encontrar um sítio na net que oferece 10 dicas para prevenir o excesso de peso neste período festivo. Pena só ter encontrado isto 12 dias e 3 quilos e meio depois do natal, mas mais vale tarde que nunca.

O giro nisto tudo é que este é um sítio feito por mulheres com gato, e para mulheres com gato, ou não estivesse alojado em www.paramulher.com.pt

Não querendo beliscar o mérito de quem encontrou tão brilhantes soluções, confesso que é com perplexidade que olho para algumas das 10 sugestões apresentadas neste sítio, senão vejamos:

1. Tome 5 refeições por dia nos dias prévios à véspera de natal, no natal e na passagem de ano.
Ora bem, vamos então contabilizar 5 refeições por dia nos dias 23, 24, 25, 31 e 1, somadas às habituais 3 refeições nos dias 26, 27, 28, 29 e 30. Isto significa que no espaço de 10 dias você tomou 40 refeições. Helloo? Não será mais fácil comprar um talho?! Caramba, eu acho que devo ter comido umas 40 vezes nos dias 24 e 25 e não foi assim que mantive o peso.

3. Beba água! Tente beber 2 litros de água por dia.
Portanto, 2 litros de água por dia ao final dos 10 dias seriam 20 litros de água, somados às 40 refeições! Ahhh.. Isto deve ser a dieta dos rinocerontes do zoo. Só pode.

5. Coma fruta e verduras entre as horas das refeições.
Ergh.. Eu não quero ser chato mas a menos que se trate realmente da dieta dos rinocerontes do zoo, ainda há espaço para comer frutas e verduras entre as 40 refeições e os 20 litros de água?

7. Mastigue devagar.
Esta é facil, aliás nem pode ser de outra forma se você vai comer 5 vezes ao dia enquanto ingere 2 litros de água, mais frutas e verduras. Coincidência ou talvez não, qual é o bicho que mastiga surpreendentemente devagar, qual é?

8. Coma em pratos pequenos.
Muito bem, então vamos comer 5 refeições ao dia mas em pratinhos de sobremesa. Não interessa se você come muito ou pouco, mas se comer 5 vezes ao dia e acima de tudo em vários pratinhos pequeninos é garantido que não vai engordar. Pois. Logo a seguir pode ir no carro do Noddy com o Elvis beber uma frize de limão ao café da Alice, no País das Maravilhas.

9. Afaste-se dos doces!
Reparem na imaginação prodigiosa destas mulheres com gato! Depois das 40 refeições em pratos pequeninos, dos 20 litros de água, das frutas e das verduras, ainda há espaço para os doces! Suas malucas!

10. Pratique exercício! Um passeio no mínimo de 30 minutos ajuda a fazer a digestão entre as refeições.
Passeio que deve ser acompanhado de frutas e verduras (lembra-se da dica nº5?), ou seja, mesmo quando não está a comer em pratinhos pequeninos você não pára de mastigar.

Caramba, isso é que vai ser perder peso como se não houvesse amanhã. Siga estas dicas e vai ver que 2010 vai ser um ano cheio de surpresas, especialmente quando estiver sozinha num elevador e ouvir o biiip a acusar excesso de passageiros.

Exageros à parte chego à conclusão de que as mulheres com gato dificilmente serão alguma vez boas conselheiras entre si. E porquê? Porque na sua essência permanecem iguais, melhor dizendo, rivais.

As morenas vão continuar a menosprezar as loiras, e uma mulher com gato que vista o 32 ou o 34 só pode realmente ser feliz se houver no mundo quem vista apenas o 36 ou o 38.

Do lado oposto e muitas vezes indecifrável estamos nós, os homens com cão. Quando há uns dias comentei com um amigo o peso a mais na balança, não recebi do outro lado 10 dicas para recuperar uma barriga lisa. Bastou um isso vai ao sítio com muito sexo e ginásio.

Colocado desta forma até parece fácil, mas a verdade é que uma mulher com gato não conseguiria chegar aqui sem primeiro falar dos chás de emagrecimento, da nova dieta que viu na Oprah, daquele ginásio que tem muito bom ar e da fulana tal que anda a comer o instrutor de cardio.

O novo ano está aí mas não é preciso ser o Prof. Karamba para advinhar que entre homens com cão e mulheres com gato, em 2010 pouco ou nada vai mudar.

ps: o bicho que mastiga surpreendentemente devagar é mesmo o rinoceronte!

13 comentários:

  1. Marta - C.B.!!!?? Não... Marta PBL ;)5 de janeiro de 2010 às 10:17

    Olá Pedro, quero, desde já desejar-te um óptimo 2010!! Sei que começou da pior forma, mas isso vai ao sítio com muito sexo e ginásio looool

    Pois é, cá estou eu!!!
    De repente lembrei-me da existência do teu blog e eis-me aqui a rir que nem uma louca em frente ao pc em vez de estar a trabalhar :s...

    Gostei muito do que li, principalmente porque me fez rir, claro!!! Ninguém fica feliz ao constactar que engordou 3,5kg numa semana, é por isso que não me peso :D. A minha roupa é a minha balança, desde que me sirva e me sinta bem tudo óptimo, claro que os pneuzinhos me incomodam, mas... na boa! Há coisas bem piores!!! Sempre se ouviu dizer que gordura é formusura... :P

    Em relação à dieta... deixa-te disso... Natal é apenas uma vez por ano, infelizmente, se te dá prazer comer esses docinhos todos, come!!! Nos restantes 364 dias contens essa boca um pouquinho mais :P. Pronto, vou deixar de gozar/brincar até porque tenho muita leitura para pôr em dia, mas não agora claro, não quero ser despedida e ainda me pode dar um ataque de riso e não conseguir parar. Prometo que vou ler todos os posts e tentar deixar uma notinha em cada um.

    Beijo

    Marta PBL :D

    ResponderEliminar
  2. pis, as dietas são mesmo assim.
    Essas refeições todas são para tu dividires ao máximo as porções de comida. As 5 refeições mais as intercalares é para, supostamente, não comeres muito e não teres muita fome, para na refeição seguinte não exagerares na quantidade daquilo que vais comer.
    Isso tem tudo a ver com o metabolismo. Se ficares muitas horas sem comer o teu metabolismo vai aumentar, e então da próxima vez que comeres o teu corpo vai absorver mais daquilo que comes. Se comeres mais vezes vais deixar o teu metabolismo "ocupado" e , assim, da próxima vez que comeres não vais absorver tanto. É por isso que não engordas, e ficas com menos fome.
    Mas, se não acreditares em mim, não te preocues, que isso com sexo e ginásio vai ao sítio
    XD

    Luz Branca.

    P.S.: Acabas de te tornares mesmo GRANDE por teres falado do Dalí e do MAgritte num post!!
    Subiste na minha consideração, se é que isso te serve de alguma coisa.
    Lol

    ResponderEliminar
  3. Marta: Olá Martinha! :D olha eu não quero que arranjes problemas no teu trabalho, mas se não for muito inconveniente distribui a morada do blog aí pelos teus colegas (e pelas tuas colegas como é óbvio :P ).
    Entretanto não votaste na minha sondagem!

    Luz Branca: Claro que serve! Eu gosto muito de Magritte :) obviamente que já sei tudo aquilo que explicaste na 1ª parte do teu comentário, mas agradeço a tua atenção na mesma. Seja como for sem sexo e ginásio já estou nos 83 kgs :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Só agora vi a sondagem... devias ter colocado mais uma opção (OUTRA) lol

    Encontrar um grande amor... não acredito
    Sozinha... nunca estou... felizmente tenho sp amigos/as por perto :)
    Experimentar sexo a 3 com uma amiga... não me parece, sou mt egoista :P
    Divorciar... não sou casada... já em relação ao carro novo... quem sabe :D

    Não há nenhuma opção para mim :(

    O que eu vou fazer mesmo é viver cada dia da forma mais intensa que conseguir :) e o que vier... tirarei o máximo proveito :)

    Beijoooooossss

    Marta PBL

    ResponderEliminar
  5. Miraculosamente, a balanço lá do ginásio "sugere" mais dois quilos de peso, mas as minhas roupinhas garantem-me que está tudo na mesma. Vamos acreditar que os dois quilos foram ganhos em massa muscular (coff) por obra do espírito santo que transformou os ferrero rocher em puro músculo.

    ResponderEliminar
  6. A situação repetiu-se vezes sem conta nos últimos 43 posts mas desta vez era impossivel disfarçar a ansiedade e a curiosidade que se apoderava de mim em cada linha que lia...

    Respirei fundo para acalmar e continuei a ler apressadamente desejosa de saber qual o desfecho.
    No meu mais profundo pensamento sonhava que desta vez seria diferente...

    Avancei agora já sem medos confiante que era desta que me supreendia pois como é sabido a mudança de ano opera milagres nas pessoas.

    Um post sobre preocupações de peso??? Voltei atrás e reli...
    Tive de aceitar os factos era um post sobre um ligeiro aumento de peso (que a meu ver até era necessario pois estavas a ficar muito magrinho).

    Depois do susto inicial face a não supresa que por momentos pensei que era uma supresa resolvi ler o post novamente já com sentido critico apurado que nem faro de perdigueiro em época de caça...

    Gostei...
    Foi a primeira palavra que me veio a cabeça...
    Gostei especialmente da forma como o tema foi abordado, da forma como o tema do texto se foi integrando pouco a pouco até tudo fazer sentido!!!

    O novo ano está aí e não é preciso ser o Prof.Karamba para adivinhar que em 2010 pouco ou nada vai mudar afinal este é um Blog de temas “leves”.
    Temas leves relatados com um humor ligeiro e inteligente.
    Que muitas vezes apesar de pouco profundos nos fazem pensar...


    Como não leste a mensagem que te enviei no Natal cá ficam os votos de um espectacular 2010 com tudo de bom !!!!

    Que 2010 seja fantastico quer em Neverland quer no planeta Terra!!!
    Feliz 2010!!!
    Célia N

    ResponderEliminar
  7. por momentos pensei q fosse uma mulher a escrever este post... homem, convém que tenhas algum peso... homem que é homem tem de mostrar algum cabedal ;)

    va, agora a serio, n foste o unico a aumentar de peso com as festas... eu tb ja comecei o plano de recuperação que passa por caminhadas diarias de uma hora e meia mtos liquidos e tentar manter-me o mais longe possivel de porcarias alimentares

    ResponderEliminar
  8. "Subtil como uma manada de rinocerontes em fuga!!!" lololol

    ResponderEliminar
  9. Afinal, o suspense não é exclusivo do Sr Alfred Hitchock...gostei
    Uma abordagem interessante, como sempre alias...
    Beijoooo

    ResponderEliminar
  10. SO' uma nOta... pratOs de sObremesa Obrigam a garfOs de sObremesa...

    ByMe, a POrtista c'',)

    ResponderEliminar
  11. Estás a falhar-me como as notas de 500 euros... não ha mais post's? :( :( ja estamos em Fev...onde andas tu? lol
    IenjoyIt (Ana Sofia)

    ResponderEliminar
  12. Olá Pedro

    Encontrei o teu blog quando andava a navegar por uma rede social e, claro, foi uma supresa em dois actos. Primeiro, porque reconheci logo o teu nome da Escola Secundária onde andámos (nunca fomos da mesma turma e eu, claro, sei que estou irreconhecível com estas orelhas de fora da toca); Segundo, porque estou a adorar os teus posts, a tua forma de escrever, como abordas os temas... muito bom.

    Vou continuar a ser uma visita regular, sem dúvida.

    Beijinhos e que nunca te doam os dedos.

    Ti Coelha

    ResponderEliminar
  13. Eu não acredito que fui mesmo censurada!!!!!!!!

    Aiiiiiiiiiiiii.....
    Só de pensar que ja me "privei" de dar sangue por não chegar aos 50 kg...

    Prontos*...beijos com 50 kg apenas!

    ResponderEliminar