quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sofá para 2

Pronto, é oficial. Lá se foi o verão.

Resultado prático, para além da chuva que caiu como se não houvesse amanhã durante a noite de ontem, hoje comi 4 donuts para oficializar condignamente o fim do período estival. Termina o verão terminam as dietas.

O Outono é aquela estação do ano que não se parece com nada. Nem está frio o suficiente para tirarmos os vincos das camisolas de malha que estão guardadas no roupeiro há 6 ou 7 meses, nem calor que chegue para andarmos na rua de manga curta com aquelas peças que compramos nos saldos de fim de estação, e que em boa verdade só vão servir lá para o verão de 2010.

É aquela estação do ano que irrita à brava, sobretudo quando no mesmo dia – como ontem por exemplo – a manhã começa com um nevoeiro cerrado capaz de fazer medo ao D. Sebastião, o meio-dia chega debaixo dum sol sufocante para quem saíu de casa preparado para o nevoeiro, às 4 da tarde começa a chover torrencialmente quando já estamos de manga curta, e ao final do dia vem aquele ventinho gelado do ártico mesmo a propósito para quem anda com os pés encharcados há umas 3 horas.

Caramba chamem-me implicativo, mas um tipo nunca sabe o que há-de vestir.

Curiosamente o Outono é aquela estação do ano que mais semelhanças encontra com a política, isto porque a maior parte dos portugueses nunca sabe em quem vai votar.
Veja-se o caso de José Sá Fernandes por exemplo, vereador independente eleito pelo BE, e que agora aparece nas listas do PS ao lado de António Costa nos outdoors espalhados pela cidade.

Sá Fernandes é aquele tipo de político que confunde imenso a roupa que vai vestir, mais ainda nesta altura do ano, e particularmente em vésperas de eleições autárquicas.

Mas nem tudo é mau. Para muita gente o Outono é aquela estação do ano em que começamos a comer de novo. Depois de meses de fome e privações sentimos que todo esse esforço merece afinal um prémio.


Quando há meses atrás procuravamos o peixinho grelhado com a batatinha cozida, agora nem pestanejamos ao mandar vir uma dose de feijoada à transmontana enquanto barramos a manteiga no pão. A propósito, ainda se lembra do sabor do pão? Costuma ser de trigo, leva àgua e sal? ... Não? ... É aquela coisa fofinha que está dentro dum cesto no centro da mesa!

O Outono é essencialmente um mês de (re)descobertas, a começar pela roda dos alimentos: olha a casa dos cerais e derivados! Já cá não vinha há uns mesitos!

Mas é também um mês de transição emocional entre homens com cão e mulheres com gato. Depois das longas noites de verão e das revoluções hormonais operadas pelo calor, Outubro traz-nos de volta à realidade.

De acordo com um estudo elaborado pelo website Meetic – o portal de online dating mais utilizado em Portugal e na Europa -, mais de metade dos portugueses inquiridos associam a Primavera ao romance, e o Verão ao desejo e à paixão. Uma relação aliás que só vem provar até que ponto o amor consegue ser lixado.

A propósito, lixado está em itálico porque lê-se lixado com “F” grande. Sobretudo para as mulheres que passam o inverno a fazer companhia ao gato no sofá, apaixonam-se na pior altura do ano por causa das alergias, e 3 meses depois são literalmente lançadas aos bichos num mercado feroz, e em que não há respeito algum pela propriedade privada.
É algo parecido com o mata-mata do Scolari cruzado com a febre nacionalista do Hugo Chavez, mas de saltos altos.

Medo. Muito medooo..

Ainda citando o mesmo estudo, se por um lado o verão significa desejo e paixão, por outro lado é a altura do ano em que mais relações encontram o seu fim. E o que é que isto tem de bom? Temos caminho aberto para finalmente encontrar alguém que nos aqueça os pés no Inverno.

E é precisamente disto que se trata quando falamos duma relação. Ter alguém que nos aqueça os pés nas noites mais frias (a propósito, apesar de eficaz o saco de àgua quente não conta).


A melancolia dos fins de tarde outonais, e as inóspitas noites de inverno remetem-nos para um cenário de solidão agravada. Dentro de dias estaremos barricados nas nossas próprias casas. Seremos prisioneiros da chuva e reféns das frentes frias. O tempo muda, e com ele o nosso estado de alma.

E se até aqui conseguimos disfarçar essa solidão graças à agitação caracteristica das noites de verão, quando há sempre alguém pronto para beber um café numa esplanada qualquer, daqui para a frente será muito mais difícil lidarmos com o barulho da chuva.

Talvez por isso 20% das pessoas inquiridas no estudo realizado pelo Meetic, confessou ser esta a altura ideal para assumir um compromisso sério nas suas vidas. Convenhamos, até se percebe porquê. A perspectiva de ficarmos sozinhos em casa enrolados numa manta nos próximos meses, coloca-nos em rota de colisão com o Natal dos Hospitais, e não há coisa mais deprimente que (re)ver a Isabel Angelino ao lado do Jorge Gabriel.

É por isso a altura ideal para tratar de si. Comece por coisas simples e que revitalizam o corpo e a mente. Os homens com cão chamam a isso Red Bull, as mulheres com gato preferem chamar compras. A chegada do frio é uma oportunidade óptima para renovar o guarda-roupa, e nada melhor do que ter alguém para carregar os sacos durante o seu banho de lojas.

E se calhar esta é talvez a única altura do ano em que isso não será um problema para a generalidade dos homens com cão, afinal também nós vamos ter de suportar o barulho da chuva sozinhos, e enfrentar aquela sensação desagradável de entrar numa cama fria e vazia à noite. Não vou arriscar dizer com lençois lavados porque isso já seria abusar da sorte, tratando-se de homens com cão sozinhos em casa.

A verdade é que também nós, os duros, sofremos com a melancolia e tristeza dos dias cinzentos. E é a olhar para a chuva que nesta altura do ano muitas vezes pensamos em duas coisas das quais sentimos falta: preciso de arranjar alguém e preciso dum guarda-chuva. Não por esta ordem necessariamente.


É certo e sabido que nós homens com cão só damos valor ao compromisso quando sofremos com a solidão. E no nosso caso o problema é ainda mais grave por sabermos que com os nossos não podemos contar.


Amigo 1: Então pah?! Mas o que se passa, conta lá ao teu mano!


Amigo 2: Ohpa não se passa nada. Está tudo bem...


Amigo 1: Ohhh! Passa-se qualquer coisa sim que eu sei. Nós já nos conhecemos há quantos anos? Vá diz lá..


Amigo 2: Ohpa... Não é nada de especial. Sinto-me sozinho sei lá.


Amigo 1: Sentes-te sozinho? Ohpa então vem sair com o pessoal!


Amigo 2: Oh! Não é nada disso Toni! Sinto-me sozinho.. Faz-me falta uma pessoa na minha vida pah.


Amigo 1: Ohpa então orienta-te dumas gajas! Olha aproveita e arranja uma para passar o fim-de-semana lá em casa contigo, pode ser que limpe aquilo tudo pah!

Ao contrário das mulheres com gato nós conseguimos ser muito mais solidários com os nossos amigos, mas em contrapartida somos péssimos conselheiros, especialmente quando o problema são as mulheres.


Para a generalidade dos homens com cão a tristeza dum amigo cura-se com uma noite de copos e gajas. Mas não são umas gajas quaisquer. São aquelas tipo buffet com tudo incluído! Claro que a ideia de comer tudo o que se consegue não deixa de ser tentadora, mas nestas coisas a quantidade não se dá com a qualidade, e no fim aos problemas que já tinhamos junta-se um novo: a ressaca, e uma tipa qualquer a deixar-nos 150 mensagens por dia no telemóvel, que entretanto nós demos porque estavamos bêbados.


Isto pode parecer inverosímil, mas nesta altura do ano nós, os duros, lidamos mal com a solidão, e quem disser o contrário está a mentir. A verdade é que também nós passamos as tardes cinzentas de Domingo enrolados no sofá, debaixo da mantinha, a devorar comédias românticas e Ferreros Rochés.

O Outono é um eclipse para nós, homens. Um breve período de ocultação em que as nossas prioridades alinham-se com as necessidades de todos os dias das mulheres com gato. E nesse sentido até mesmo o Natal dos Hospitais parece ser uma experiência transcendente, se for vivida a dois. Talvez não tanto com a Isabel Angelino, mas enfim.


Seja como for, uma coisa é certa. Não há altura como esta para dividir um sofá a dois.

9 comentários:

  1. É muito bom ter alguem ao nosso lado nos dias de chuva. O aconchego, o calor dos corpos é muito mais sentido. A tranquilidade muito mais presente. Os homens também desejam isso nessas alturas porque tb sao sensiveis.
    Quem não procura alguem para aquecer os pés?
    Os dias cinzentos acentua a solidão.

    ResponderEliminar
  2. Apre!!!
    Até qu’enfim, desmistificou o conceito de mulher com gato, bem-haja.
    Finalmente, mulheres com gato, sem vassoura e sem verruga proeminente no nariz.
    Não se esqueça, que lhes mudou a imagem horrenda que carregavam desde a Idade Média. Por exemplo, os acessórios como o mocho, são também substituídos nesta nova grife, pelo homem com cão, um must!!!
    Os mais cépticos dirão, modernices… as mulheres com gato, pode crer, ficar-lhe-ão gratas para o resto das suas vidas.
    Finalmente descubro porque razão a minha união foi para o “brejo”, casei com um homem sem cão, logo eu que já era uma mulher com gato, é bem certo, as pressas dão sempre em vagar.
    Mas pronto, o que lá vai, lá vai…
    Subitamente sou assaltada pela dúvida, sim, sim, que eu não sou como o Dr. Aníbal, “nunca tem duvidas e raramente se engana”, como teria sido a minha vida, ao lado de um homem com cão?
    Sinceramente não faço a mínima ideia, mas, como sou moderna, tenciono candidatar-me já nas próximas legislativas, de homens com cão, alcandorando-me assim a Invernos mais amenos e a Primaveras mais doces.
    (uma amiga da Tina)

    ResponderEliminar
  3. Não sei como é em “Neverland “ mas aqui nos lados Celia`s World vive-se um Outono permanente.
    Gosto de estar sozinha mas não da solidão.
    São coisas diferentes que não se chegam a tocar embora as pessoas tendem a confundi-las.
    Não nasci para suportar a solidão e tenho dificuldade em suporta-la, tanto a minha como a dos outros.

    O pior é quando se trata de dividir o “tal sofá”..
    Chamem-me idealista sonhadora, mas gostava de dividir um sofá com “aquela pessoa que me falta” a tal metadinha da laranja a “perfeição”.
    Neste caso pedir tudo nao é muito...

    Já é complicado encontrar alguém com quem dividir o sofá..
    No meu caso pessoal devo juntar ainda a essa dificuldade o meu medo de arriscar.
    O resultado final é uma vida de “se”..

    Não há nada pior que um “SE” e se o juntarmos ao celebre poema de Fernando Pessoa passo a citar alguns trechos "O amor, quando se revela nao se sabe revelar...Quer dizer o que sente mas nao sabe o que há-de dizer..." resta-me então um OUTONO carregadinho de melancolia a ver a chuva a bater na janela...


    Célia N

    ResponderEliminar
  4. Opah, demais o teu texto, pah!
    Finalmente uma revelação, pah, de homens, pah, com cão, pah, que realmente pah, sentem,pah, efectivamente alguma coisa pah,pah!
    Vocês fazem.se muito duros, mas são uns doces (pah!!)

    lol

    Bibó Ôtono que nos tras destas rebelações!

    xD

    bj
    Luz Branca

    ResponderEliminar
  5. ja nao vinha aqui ha muito...!

    compro umas meias para aquecer os pés no inverno, pq ainda nao estou com vontade de dividir o sofa.

    Estar sozinha, nao quer dizer que vivemos na solidão, longe disso.

    homens sensiveis?!?!?! bah deixa-me rir

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto. E eu sou fã do Outono, sublinhe-se... vá-se lá perceber.

    ResponderEliminar
  7. hummm um peter pan que ainda vive na terra dos sonhos, realmente arranjar quem nos aqueça os pes nos dias mais frios nao é tarefa facil... estamos num mundo muito moderno... ate demais... e a solidao muitas vezes é a melhor soluçao... bem haja o saco de agua quente... é muito complicado socializar se com as pessoas hoje em dia e manter um relacionamento entao é quase uma missao impossivel... mas enfim... vamos sonhando... bem haja a terra dos sonhos...
    parabens pelo blog! ta *****

    ResponderEliminar
  8. Sempre sempre em grande...

    Epa ora cá esta a melhor das melhores virtudes dos homens com cão para as mulheres com gato, isso mesmo!!! Aquecer os pés. E tb dá jeito irem às bilhas do gaz e tirar os cogumelos da ultima parteleira. De qualquer forma e como a relação custo beneficio ñ rende, recomendo ás mulheres com gato com falta de paciencia para homens com cão por domar: 1º- Para o sofá uma boa manta e se ñ tiver lareira um espetacular aquecedor electrico (os a gaz são melhores mas ... e quem é que vai à bilha????);
    2º Para a cama vazia e gelada, um cobertor electrico ou para quem tem medo de fritar, mais antigo q o cag......., o belo do saquinho de água quente acompanhada de um cobertor dobradinho do lado do suposto para ñ esfriar as costas (para as fofinhas, um peluche gigante tb serve... blhaccc)...

    O Outono e Inverno de qq forma já são deprimentes, com ou sem homens com cão...

    VOLTA VERÂOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    Continua rapaz que "ler-te" é sempre um gosto...

    ResponderEliminar
  9. O que gostei mais:
    "...nós, OS DUROS, sofremos com a melancolia e tristeza..."
    "...aquelas tipo BUFFET com tudo incluído!..."
    Bahhhhhh que medoooooo!!!

    ResponderEliminar