sábado, 22 de agosto de 2009

Carolina Patrocínio e a Miss Piggy

Eu vejo pouca televisão mas confesso que habituei-me a conviver com a presença da Carolina Patrocínio muito por culpa do meu filho, que como tantos outros na sua idade raramente perdem o Disney Kids.

A coquete da SIC já saíu do programa infantil, mas apesar do seu estilo prosaico tão distintivo de quem não acrescenta nada ao teleponto, sempre revi nesta figurinha os maneirismos próprios das novas vedetas da televisão em Portugal, inaugurada pela geração Morangos com Açucar: encolhe a barriguinha, estica o rabinho, e agora sorri, sorri muito!

A Carolina Patrocínio faz tudo isto muito bem, e quem a vê ao lado do João Manzarra no Todos Gostam do Verão, na SIC, até se esquece por breves minutos de que a Carolina não tem qualquer talento ou formação para assumir-se como uma das caras da estação de Carnaxide, e no entanto lá está ela de barriguinha encolhida, a esticar o rabinho e a sorrir, a sorrir muito, como tão bem sabe fazer.

Felizmente para a Carolina, no TGV a coquete da SIC pode pendurar-se no talento natural de João Manzarra, um ícone em construção e com a telegenia própria de quem comunica com o espectador de forma natural. Ou seja, sem o tal sorriso plasticizante.

Como disse no início, raramente vejo televisão mas pareço fadado para acompanhar de perto a ascenção – vou corrigir para ascenção e queda - da Carolina.

Há semanas atrás fiz-me acompanhar da televisão durante um almoço tardio de fim-de-semana. O zapping levou-me até ao Episódio Especial que a SIC transmite aos Sábados, e o mínimo que posso dizer é que foi de facto muuuito especial ver a entrevista da Carolina nesse episódio, aparentemente especial.

Confesso que parei de mastigar durante largos minutos – eu e toda a gente que estava a almoçar aquela hora em Portugal concerteza -, incrédulo com as anormalidades que a coquete da SIC conseguiu verbalizar em pouco mais de 8 minutos, numa demonstração categórica de que afinal não há limites para a estupidez humana.

Numa altura de sufoco económico contínuo, em que diariamente são exigidos cada vez maiores sacrifícios às famílias portuguesas – entre as quais eu me incluo -, acho no mínimo patético que a SIC ajude a promover barbies como a Carolina Patrocínio, que em entrevista a um canal aberto de referência em Portugal, diz que só come cerejas quando a empregada tira os caroços.

Mas a teen não se ficou por aqui. Entusiasmada pelo endeusamento promovido pelo entrevistador, um tal de Daniel Oliveira, a ex-Disney Kids revelou ainda maior soberba ao afirmar que é uma trabalheira descascar a fruta, e que pede à sua empregada para tirar as grainhas das uvas, porque só assim consegue comer uvas.

As revelações por esta altura já me provocavam asco, mas ao mesmo tempo senti-me incapaz de mudar o canal hipnotizado por tamanha futilidade. Senti-me como a traça a esvoaçar em redor do clarão da lâmpada: foge da luuuz Pedro, foge da Luuuuz!

Mas eu não fugi, e assim continuei a acompanhar este momento de televisão que tão cedo não vai desaparecer dos arquivos do Youtube.

E quando pensei pior não pode ficar, eis que a coquete da SIC assume sobranceiramente perante as câmeras, que odeia perder e que prefere fazer batota a perder.

Neste caso, porém, a culpa não pode ser incutada à barbie Carolina mas porventura aos seus pais, que poderão ter falhado na transmissão de valores básicos que devem alicerçar o caracter de qualquer indivíduo, como a honestidade.

Reparem que digo porventura poderão, e não estou a afirmar cabalmente que falharam, nem poderia fazê-lo porque em abono da verdade não sei se sim ou se não.

Costuma dizer-se que a maçã nunca cai muito longe da árvore. Vou no entanto cingir-me às palavras da Carolina, até porque a menina é neta de Vasco Vieira de Almeida, da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida, que curiosamente esteve nas primeiras páginas do Correio da Manhã alegadamente por ter recebido 6,5 milhões de euros do Freeport.

En passant diga-se que esta notícia foi considerada grave e difamatória pela mesma sociedade de advogados, que de imediato desencadeou uma acção judicial contra o Correio da Manhã, isto apesar da Polícia Judiciária ter levado a cabo buscas nos escritórios da Vieira de Almeida.

Mas vamos cingir-nos ao que é realmente importante: Carolina Patrocínio, a menina da SIC que vive no mundo da fantasia e que só come cerejas e uvas se a empregada tirar os caroços e as grainhas. A menina que prefere fazer batota a perder.

Não sei se o José Socrates teve conhecimento desta entrevista, mas a verdade é que pouco tempo depois Sócrates empossou a coquete da SIC como mandatária para a Juventude do Partido Socialista nas próximas eleições.

Não quero parecer mesquinho e entregar-me à maledicência pura, mas por mais que pense não consigo encontrar uma razão plausível para que Sócrates escolha Carolina como a representante dos jovens em Portugal, isto apesar de ambos terem pelo menos duas coisas em comum:

- Carolina não tem qualquer talento especial para fazer televisão, já Sócrates não tem qualquer talento especial para ser Primeiro Ministro.

- Carolina não tem qualquer licenciatura em comunicação social, já o diploma de Sócrates foi assinado num domigo em Setembro, e segundo o semanário Expresso de 31 de Março de 2007, Frederico Oliveira Pinto na altura presidente do conselho cinetífico da universidade Independente, nunca viu Sócrates na instituição durante todo o curso.

Os dois diferenciam-se precisamente na questão da batota. Carolina diz despudoradamente que prefere ser desonesta a perder, já Sócrates por seu lado aceita com liberdade democrática e com um sorriso nos lábios que digam e provem que ele não tem razão, e nunca mentiu aos portugueses desde que foi eleito. Pois.

E por falar em erro, este da Carolina Patrocínio ser a mandatária do PS para a juventude só pode ser um erro grosseiro de casting, ou então uma piada de muito mau gosto.

Pergunto se os jovens deste país se revêm nesta pessoa fútil e vazia que agora os representa? Duvido.

Duvido que a maior parte dos jovens tenha empregadas em casa para descascar a frutinha e tirar os caroços às cerejas, e as grainhas às uvas por exemplo. Criadagem em Portugal é coisa que só existe nas telenovelas da TVI, ou em famílias abastadas como a da princesa Carolina.

Duvido também que a maior parte dos jovens em Portugal possam dar-se ao luxo de acordar tarde, como faz assumidamente a teen da SIC. Na mundo real as pessoas acordam cedo para estudar e trabalhar, mas a Carolina fica a dormir até mais tarde com o Coelho Gigante e a Alice, no país das Maravilhas.

Também duvido que a maior parte dos jovens pensem em sair de casa aos 20, com o propósito assumido de arranjar uma casa própria, entre outras coisas para dar festas para os amigos, como disse Carolina Patrocínio numa entrevista em 2008.

Finalmente duvido muito do bom senso de Sócrates, e de quem o assistiu nesta decisão absurda para não dizer rídicula.

A menina da SIC faz-me lembrar uma figura com a qual cresci há muitos anos atrás, a Miss Piggy dos Marretas. A Miss Piggy não tinha qualquer talento, mas tal como a Carolina achava-se bela, e acreditava que isso bastava para ser a estrela da companhia.

Tal como a Miss Piggy no universo dos Marretas esse é o único mérito que eu lhe reconheço: é gira.

E infelizmente isso parece chegar numa sociedade cada vez menos assente num sistema meritório, e cada vez mais vazia de ideias e de referências sólidas e inspiradoras, e que insiste em dar pérolas a porcos. Ou neste caso a porcas, como a Miss Piggy.
E agora como diria a estrelinha da SIC: 3, 2, 1 já está!

11 comentários:

  1. Sim, Pedro , essa menina realmente ainda terá que engolir muitos caroços para crescer. Transborda tanta dondoquice que irrita qualquer um.Agora numa coisa tenho ke discordar de ti.Gostos sao gostos, mas...gira? Gira?? bem....tadita..gira sou eu.ihihih

    ResponderEliminar
  2. A Luana:

    Repara que eu disse apenas "gira". Não disse "bonita" nem "linda", "deslumbrante" ou "perfeita". É apenas um "gira", ou seja o que está imediatamente a seguir ao "normal".

    Pessoalmente não acho a coquete nada de especial como mulher, e tem as pernas arqueadas o que numa mulher é horrível.

    Não vou refutar esse "gira sou eu!" ;)

    ResponderEliminar
  3. Quem foi o cérebro que escolheu esta fulana para a campanha do regresso às aulas de uma casa tão conhecida? Há filhos e enteados mas esta rapariga supera tudo. Não creio que ela estude nem parece que o tenha feito para a profissão que exerce no momento. Tantas crianças que seriam a escolha perfeita.. para o regresso ás aulas pois a elas lhes é dirigido. Mais não digo porque já muito pouco há referir já que esta pessoa para ter o destaque como figura pública, é nada. Tantos jovens neste país, que estudaram, têm poucos recursos e não conseguem arranjar emprego. Esta arrebatou muitos para ela mas de quem é a culpa' dos mesmos de sempre, de quem tem dinheiro e consequentemente poder.

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão mas sinceramente ela nem gira é...não sei como conseguiu ela chegar onde está...teve mesmo que fazer muita batota!tem as pernas arcadas e notasse os ossos no peito, para não falar dos olhos juntos e da boca esquesita...mete impressão..nhack. é muito falsa a representar e como tá sempre com as pernas cruzadas parece k ta sempre aflita para ir a casa de banho...não tem mesmo piada nenhuma.lol...gostei muito do post.muito bem escrito, frontal com ideias que concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  5. oiii!
    como gostei muito do teu blog tens um selinho para ti! basta ir bucar no meu blog! beijo e parabens pelo teu blog

    ResponderEliminar
  6. A Marina Almeida:

    Olá Marina! Bem, já fui levantar o meu sêlo no teu blog (a propósito bastava só a visita ou tinha de carregar em alguma coisa? lol), e só me resta agradecer a tua simpatia e preferência.

    Espero continuar a contar contigo no Homem com Cão :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente não sou de "detestar" ou "amar" figuras públicas pois simplesmente não as conheço e não são uns minutos na Tv que permitem criar grandes imagens. Mas abro excepção para essa menina, é fútil, mimada e parva. Ela também veio dizer que gosta do seu corpo por não ter banhas como as gordas! Eu cá prefiro ter uns quilinhos a mais do que ser parva como ela. Já quando morreu o seu ex-namorado, tinha amigas dele que a odiavam, agora entendo porque!

    ResponderEliminar
  8. Mas tu agora deste para a má língua???
    Mau mau Maria :)

    ResponderEliminar
  9. Pensem lá... faz todo o sentido a Carolina fazer a campanha do regresso às aulas. Com certeza vai para o 4º ou 6º ano. Até dá a cara no anúncio que passa na televisão, os lápis todos afiadinhos e cara de marmanjona com mais mais de vinte e tal anos sempre arreganhada a mostrar as dentolas já tão enjoativas. Quanto às pernas arqueadas a não tem culpa, afinal a miudagem passa toda por um período de crescimento com o corpo disforme mas depois passa, eles que não se preocupem. Não têm é a sorte de nesse período de tempo serem convidados para apresentar um programa para crianças, depois outros em horário nobre e a nenhum deles passaria até pela cabeça ser convidado para a política. É certo que uma licenciatura poderá ajudar mas nada impede que uma universade abra propositadamente a um domingo para lhe passar um certificado de habilitações. Vá menina, veste lá a saia curtinha, boa sorte na escolinha, na tv, nas revistas rosa, noutras ditas mais eruditas, na publicidade, na politica, no casamento, na lua-de-mel e o que advirá por aí... absurdos que nem nos devem passar pela cabeça mas pela tua deve lá estar tudo muito bem conjecturado pois assim é que se vence.

    ResponderEliminar
  10. vi ou ouvi algures (e não que me interesse particularmente) que ela quer ser mãe antes dos trinta...

    deixo os comentários a teu cargo
    xD

    LB

    ResponderEliminar
  11. Eu não gosto da miúda. Primeiro ponto.
    Não diria que está em ascensão, mas que, devido aos valores que actualmente dominam a nossa sociedade, que vive de revistas cor-de-rosa, é tão simplesmente um retrato fidelíssimo dos jovens de hoje (com as devidas excepções, obviamente). A partir do momento em que as conversas entre as adolescentes passaram a ser sobre extensões, unhas de gel e tudo o que tenha a ver com o fingimento (porque maquilhagens e afins não são mais do que isso), abriu-se um buraco na sociedade. Terá sido, mais ou menos, quando surgiram os "Morangos com Açúcar", como é óbvio.
    A rapariga não tem jeito, não tem formação (e nem sabe para que seria importante...) e nunca há-de evoluir, porque o que interessa actualmente na televisão é ter uma cara "gira", não ter pudor em mostrar o corpo e dizer obscenidades como as que esta menina diz. Talento? Formação? Honestidade? Isso é só para quem está longe dos holofotes!

    Gostei do post. Concordo totalmente.

    ResponderEliminar