segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010

A situação repetiu-se vezes sem conta no passado mas desta vez era impossível disfarçar a ansiedade que se apoderava de mim a cada segundo.

Procurei esconder a inquietude que me toldava o espírito diminuindo a importância do momento.
Disse para mim próprio já fizeste isto vezes sem conta, é só mais uma, mas na realidade sabia que que desta vez tudo seria diferente, e depois disso nada ficaria igual. Conseguia senti-lo, talvez como nunca o senti em circunstância alguma no meu passado recente.

A impaciência com que vivia esses últimos momentos contrastava com a absoluta tranquilidade com que ela olhava para mim. Impávida e serena, confiante e perturbadora. Confesso que isso agitou-me ainda mais, e naquele instante tornou-se claro que era ela quem tinha o controlo emocional da situação.

Avancei decidido mas incerto quanto ao desfecho dum momento que assumia contornos cada vez mais angustiantes a cada segundo. Toquei-lhe ao de leve primeiro, depois com mais intensidade e confirmei os meus piores receios.

Oitenta e quatro e meio! Foi exactamente aí que parou o ponteiro na primeira vez que subi à balança em 2010!

Caramba! Pronto ok, eu já esperava algum peso a mais depois do natal e da passagem de ano, mas 3 quilos e meio em pouco mais de 8 dias? Helloo??

Sua cabra! injuriei em voz alta enquanto observava estupefacto o ecrã digital da balança a imobilizar-se nos 84,5kgs. E de nada me valeu colocar-me em biquinhos de pés! É rídiculo eu sei, mas um homem quando está desesperado é capaz de quase tudo.

Àquele momento atroz só faltou mesmo a imagem no espelho do Artur Albarran a dizer estas são imagens reaaaais! para o cenário ficar completo dum surrealismo capaz de rivalizar com um qualquer quadro de Dali ou Magritte.

Portanto, foi assim que eu entrei em 2010, com 3 quilos e meio a mais em relação aos 81 kgs de 2009. Dito assim nem parece muito mal. Dá aquela ideia de que fui ganhando 9 gramas e meia por dia durante os 365 dias do ano, quando na realidade devo ter acumulado aí umas 437 gramas por dia em pouco mais de uma semana.

Provavelmente ainda não devo ter terminado a digestão das broas de mel, do bolo inglês, do tronco de natal, da molotof, da tarte de natas, da tarte de amêndoa, dos chocolatinhos salpicados pela mesa, da lampreia, das filhós, do bolo rei e das azevias de gila que devorei na noite de natal. Provavelmente não. Blheerk..

Por esta altura gostaria de deixar um sentido obrigado à minha mãe, que fez questão de repetir oh filho come come que estás tão magrinho. E continuou a insistir mesmo quando praticamente não havia quase nada para comer. Hummm..

Diz o povo e muito bem casa roubada trancas à porta, e foi com este espírito que acabei por encontrar um sítio na net que oferece 10 dicas para prevenir o excesso de peso neste período festivo. Pena só ter encontrado isto 12 dias e 3 quilos e meio depois do natal, mas mais vale tarde que nunca.

O giro nisto tudo é que este é um sítio feito por mulheres com gato, e para mulheres com gato, ou não estivesse alojado em www.paramulher.com.pt

Não querendo beliscar o mérito de quem encontrou tão brilhantes soluções, confesso que é com perplexidade que olho para algumas das 10 sugestões apresentadas neste sítio, senão vejamos:

1. Tome 5 refeições por dia nos dias prévios à véspera de natal, no natal e na passagem de ano.
Ora bem, vamos então contabilizar 5 refeições por dia nos dias 23, 24, 25, 31 e 1, somadas às habituais 3 refeições nos dias 26, 27, 28, 29 e 30. Isto significa que no espaço de 10 dias você tomou 40 refeições. Helloo? Não será mais fácil comprar um talho?! Caramba, eu acho que devo ter comido umas 40 vezes nos dias 24 e 25 e não foi assim que mantive o peso.

3. Beba água! Tente beber 2 litros de água por dia.
Portanto, 2 litros de água por dia ao final dos 10 dias seriam 20 litros de água, somados às 40 refeições! Ahhh.. Isto deve ser a dieta dos rinocerontes do zoo. Só pode.

5. Coma fruta e verduras entre as horas das refeições.
Ergh.. Eu não quero ser chato mas a menos que se trate realmente da dieta dos rinocerontes do zoo, ainda há espaço para comer frutas e verduras entre as 40 refeições e os 20 litros de água?

7. Mastigue devagar.
Esta é facil, aliás nem pode ser de outra forma se você vai comer 5 vezes ao dia enquanto ingere 2 litros de água, mais frutas e verduras. Coincidência ou talvez não, qual é o bicho que mastiga surpreendentemente devagar, qual é?

8. Coma em pratos pequenos.
Muito bem, então vamos comer 5 refeições ao dia mas em pratinhos de sobremesa. Não interessa se você come muito ou pouco, mas se comer 5 vezes ao dia e acima de tudo em vários pratinhos pequeninos é garantido que não vai engordar. Pois. Logo a seguir pode ir no carro do Noddy com o Elvis beber uma frize de limão ao café da Alice, no País das Maravilhas.

9. Afaste-se dos doces!
Reparem na imaginação prodigiosa destas mulheres com gato! Depois das 40 refeições em pratos pequeninos, dos 20 litros de água, das frutas e das verduras, ainda há espaço para os doces! Suas malucas!

10. Pratique exercício! Um passeio no mínimo de 30 minutos ajuda a fazer a digestão entre as refeições.
Passeio que deve ser acompanhado de frutas e verduras (lembra-se da dica nº5?), ou seja, mesmo quando não está a comer em pratinhos pequeninos você não pára de mastigar.

Caramba, isso é que vai ser perder peso como se não houvesse amanhã. Siga estas dicas e vai ver que 2010 vai ser um ano cheio de surpresas, especialmente quando estiver sozinha num elevador e ouvir o biiip a acusar excesso de passageiros.

Exageros à parte chego à conclusão de que as mulheres com gato dificilmente serão alguma vez boas conselheiras entre si. E porquê? Porque na sua essência permanecem iguais, melhor dizendo, rivais.

As morenas vão continuar a menosprezar as loiras, e uma mulher com gato que vista o 32 ou o 34 só pode realmente ser feliz se houver no mundo quem vista apenas o 36 ou o 38.

Do lado oposto e muitas vezes indecifrável estamos nós, os homens com cão. Quando há uns dias comentei com um amigo o peso a mais na balança, não recebi do outro lado 10 dicas para recuperar uma barriga lisa. Bastou um isso vai ao sítio com muito sexo e ginásio.

Colocado desta forma até parece fácil, mas a verdade é que uma mulher com gato não conseguiria chegar aqui sem primeiro falar dos chás de emagrecimento, da nova dieta que viu na Oprah, daquele ginásio que tem muito bom ar e da fulana tal que anda a comer o instrutor de cardio.

O novo ano está aí mas não é preciso ser o Prof. Karamba para advinhar que entre homens com cão e mulheres com gato, em 2010 pouco ou nada vai mudar.

ps: o bicho que mastiga surpreendentemente devagar é mesmo o rinoceronte!